Como evitar a pressão baixa?

Por mais que, em boa parte dos casos, a pressão baixa não tenha a ver com problemas de saúde, é preciso ficar atento a ela, especialmente se as crises estão se repetindo com muita frequência.

Infelizmente, existem situações onde a pressão baixa pode ser um sintoma de uma doença mais grave, o que exige a ida do paciente ao médico imediatamente. Quanto mais rápido o diagnóstico for obtido, maior a chance do paciente ter a sua vida salva. Ao longo deste texto, você saberá como evitar a pressão baixa.

O que é pressão baixa?

A pressão baixa acontece quando a pressão arterial de uma pessoa fica abaixo de 90×60 mmHg. A razão disso é que, de acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os números mais aceitáveis para pressão arterial ficam entre 120 mmHg x 80 mmHg, o famoso “12 por 8”.

Para quem não sabe, o conceito de pressão arterial é basicamente a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para circular pelo corpo.  

Sinais e sintomas

A seguir, conheça alguns sinais e sintomas da pressão baixa:

Desidratação

Um dos grandes sinais da queda de pressão é a desidratação. Nesse caso, o corpo perde mais água do que foi ingerido e, por causa disso, os vasos sanguíneos passam a ter menos sangue em seu interior, o que gera sintomas como fraqueza, sensação de desmaio e cansaço. 

Os grupos mais propensos a isso são os idosos e as crianças, principalmente nos períodos mais quentes do ano. Ademais, pessoas que usam diuréticos sem orientação médica também podem ficar desidratadas.

Quando esse problema ocorre, é importante fazer um processo de reidratação. Para fazer isso, é preciso iniciar um tratamento com soro caseiro para que a água que falta no organismo seja reposta juntamente com os minerais.

Alteração hormonal

Outro sinal da pressão baixa é a alteração nos hormônios produzidos pela tireoide ou pela glândula adrenal. Em alguns casos, pode acontecer uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que gera uma queda acentuada na pressão arterial.  

Ademais, as alterações da gravidez também podem causar mudanças nos hormônios, por isso, é comum que, durante a gravidez, a mulher apresente uma pressão mais baixa do que o padrão. No caso da gestação, é preciso manter uma ingestão adequada de água para que o organismo fique hidratado e tente regular a pressão arterial.

Nos outros casos, é preciso ir até um endocrinologista para saber a causa do problema hormonal. Após o problema ser descoberto, é preciso dar início ao tratamento o mais rápido possível.

Hemorragia interna e externa

Quando alguém perde muito sangue, há uma redução drástica do fluxo nos vasos sanguíneos, o que resulta em pressão arterial baixa. Entre os sintomas da hemorragia estão: fraqueza, tonturas, dificuldade para respirar ou dor de cabeça constante.

Em casos de suspeita de hemorragia interna, é preciso ir ao hospital urgentemente, pois o local do sangramento tem que ser identificado o mais rápido possível. Dessa forma, será possível iniciar o tratamento e salvar o indivíduo.  

Problemas cardíacos

Os problemas cardíacos também são muito associados à pressão arterial baixa, já que reduzem a quantidade de sangue que circula pelo corpo.

Os problemas mais comuns são insuficiência cardíaca, alteração das válvulas cardíacas e arritmias. Quando problemas cardíacos acontecem, além da pressão arterial ficar mais baixa, a pessoa também pode sofrer com desconforto no peito, cansaço excessivo, sensação de falta de ar, entre outras coisas.

Para lidar com esse tipo de problema, é preciso consultar um cardiologista e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Cuidados para evitar a pressão baixa

A seguir, veja uma lista com alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a pressão baixa:

  • Levante-se com cuidado e sem pressa;
  • Beba bastante líquido para evitar a desidratação;
  • Verifique se os medicamentos que está usando têm algum tipo de ação sobre pressão arterial;
  • Pratique exercícios físicos regularmente e aproveite os benefícios sobre a circulação sanguínea e a pressão arterial;
  • Evite ambientes muito quentes e úmidos.

Tratamentos para pressão baixa

Se os casos de pressão baixa resultam em desmaios ou se repetem com frequência, é preciso procurar um médico rapidamente. É importante receber o diagnóstico com rapidez, pois a causa da pressão baixa pode ser um problema cardíaco ou neurológico.

Em outras palavras, a pressão baixa pode ser um sinal de que o indivíduo possui alguma doença silenciosa. Por conta disso, em casos de emergência médica, como as infecções, é preciso ter muita atenção, pois a queda de pressão pode representar algum problema grave.

Se os sintomas comuns da pressão baixa tiverem o acréscimo de uma dor no peito, é preciso buscar ajuda médica imediatamente, pois a vida daquele ser humano está em risco.