Como fortalecer a memória? Pois, à medida que envelhecemos, todos começamos a notar algumas mudanças em nossa capacidade de lembrar das coisas. Então, talvez você tenha ido à cozinha e não se lembre do motivo ou não consiga recordar de um nome familiar durante uma conversa. Inclusive, já perdeu um compromisso porque escapou da sua mente.
Desse modo, os lapsos de memória podem ocorrer em qualquer idade, mas tendemos a ficar mais chateados com eles à medida que envelhecemos, porque tememos que sejam um sinal de demência ou perda da função intelectual.
O fato é que a perda significativa de memória em pessoas mais velhas não é uma parte normal do envelhecimento – mas se deve a distúrbios orgânicos, lesões cerebrais ou doenças neurológicas, sendo o uma das mais temidas.
Assim, a maioria dos problemas de memória fugazes que experimentamos com a idade refletem mudanças normais na estrutura e função do cérebro. Onde essas mudanças podem retardar certos processos cognitivos, tornando um pouco mais difícil aprender coisas novas rapidamente ou eliminar distrações que podem interferir na memória e no aprendizado.
É verdade que essas mudanças podem ser frustrantes e devem parecer longe de benignas quando precisamos aprender novas habilidades ou conciliar inúmeras responsabilidades. Contudo, graças a décadas de pesquisa, existem várias estratégias que podemos usar para proteger e aguçar nossas mentes. Visto isso, aqui estão sete que você pode tentar para fortalecer a memória.
1. Continue aprendendo
Um maior nível de escolaridade está associado ao melhor funcionamento mental na velhice. Dessa forma, os especialistas acham que a educação avançada pode ajudar a manter a memória forte, fazendo com que a pessoa adquira o hábito de ser mentalmente ativa. Acredita-se que desafiar seu com exercícios mentais ativa processos que ajudam a manter as células cerebrais individuais e estimulam a comunicação entre elas.
2. Use todos os seus sentidos
Quanto mais sentidos você usar para aprender algo, mais seu cérebro estará envolvido na retenção da memória. Com base nisso, em um estudo, adultos viram uma série de imagens emocionalmente neutras, cada uma apresentada junto com um cheiro.
Entretanto, não foram solicitados a lembrar o que viram. Mais tarde, mostraram-lhes um conjunto de imagens, desta vez sem odores, e pediram-lhes que indicassem quais já tinham visto antes. Eles tiveram excelente memória para todas as imagens de pares de odores e especialmente para aquelas associadas a cheiros agradáveis.
3. Acredite em você
Mitos sobre o envelhecimento podem contribuir para uma memória falha. Sendo assim, alunos de meia-idade e mais velhos se saem pior em tarefas de memória quando são expostos a estereótipos negativos sobre envelhecimento e memória, e melhor quando as mensagens são positivas sobre como fortalecer a memória na velhice.
4. Economize o uso do cérebro
Se você não precisar usar energia mental lembrando onde deixou as chaves ou a hora da festa de aniversário de sua neta, poderá se concentrar melhor em aprender e lembrar de coisas novas e importantes. Então, aproveite calendários e planejadores, mapas, listas de compras, pastas de arquivos e agendas de endereços para manter as informações de rotina acessíveis.
5. Repita o que você quer saber
Quando quiser se lembrar de algo que acabou de ouvir, ler ou pensar, repita em voz alta ou escreva. Dessa forma, você reforça a memória ou conexão.
6. Coma comida para o cérebro
Os ácidos graxos ômega-3 são famosos por apoiar a função cerebral saudável, e a maioria das pessoas não ingere o suficiente.
Por isso, o DHA, um tipo específico e bem pesquisado de ômega-3 concentrado em fontes marinhas, melhora a memória de trabalho. Visto isso, tente incorporar mais peixes gordurosos, nozes, linhaça ou suplementos de óleo de peixe de origem sustentável em sua rotina. Outros suplementos nutricionais que auxiliam o cérebro incluem vitamina D3 , vitamina C e alecrim.
7. Durma o suficiente
Todos nós sabemos que um sono de qualidade é essencial por inúmeras razões, e apoiar a memória é apenas uma delas. Desse modo, seu cérebro é muito bom em lembrar de mil detalhes, e a maioria deles não são realmente críticos para sua vida.
Portanto, quando você está dormindo, o cérebro trabalha para limpar os detalhes menos importantes e abre espaço para informações mais valiosas. Por isso, se acha que seu sono tem sido ruim ultimamente, analise melhor o que pode estar atrapalhando.