Desde muito tempo atrás, a prata é considerada como um dos materiais mais valiosos do mundo, compondo junto com platina, ouro, paládio e irídio o “time” dos chamados metais preciosos.
Inclusive, por séculos a prata foi utilizada como moeda de troca em vários países em que ela era a medida da riqueza local.
Por tudo isso e muito mais, as joias feitas de prata são elementos de alto valor e beleza, encantando as pessoas através dos tempos.
Contudo, apesar de serem feitas ou revestidas com um metal precioso, as joias de prata podem se deteriorar, pelo menos superficialmente.
E dentre os fatores que podem provocar essa deterioração estão alguns hábitos que podem danificar suas joias de prata. Você quer conhecê-los? Então siga a leitura!
Práticas que vão danificar suas joias de prata
Separamos e listamos os 6 seis principais hábitos que podem e vão danificar suas joias de prata se você não se atentar. Acompanhe!
Deixar as joias jogadas em qualquer lugar
A primeira das atitudes que podem danificar suas joias de prata é retirá-las do corpo e deixá-las jogadas em qualquer lugar.
Isso porque geralmente os locais onde as joias ficam jogadas são banheiros ou quartos, que podem estar úmidos e/ou pouco ventilados.
Esses dois elementos favorecem a criação de pátina na superfície prateada, ofuscando o brilho e a beleza da joia.
Portanto, sempre após usar as suas joias de prata, retire-as do corpo, limpe-as e guarde-as em um porta-joias específico.
Expor as joias a produtos químicos
Outro hábito que tem o potencial de causar danos às joias de prata é deixar que tenham contato com produtos químicos, a exemplo de desinfetantes, água sanitária e outros materiais.
Esses produtos podem de alguma forma danificar a superfície das joias, por mais que geralmente não tenham potencial de deformar a estrutura do objeto.
Assim, mantenha as suas joias longe do corpo sempre que estiver manuseando materiais químicos.
Não limpar as joias após o uso
Como citamos no tópico dessa lista, depois de usar as joias de prata é necessário limpá-las para então guardar.
Nesse sentido, não limpar a joia pode danificá-la. Afinal, após o uso é comum que fiquem resíduos de suor e outras substâncias liberadas pela pele na superfície da joia.
Essas substâncias, por sua vez, podem causar alterações na aparência da joia, provocando até mesmo o seu escurecimento.
Então, limpe as suas joias após o uso, sempre usando sabão neutro e água corrente. Após a lavagem é importante secá-las completamente, sem deixar nenhuma gota d’água, para só então guardar.
Vale dizer que caso você não queira limpar as suas joias com água, pode fazer isso usando apenas uma flanela macia e seca. O importante é apenas retirar todo e qualquer resíduo que eventualmente esteja na joia.
Não secar as joias ou secá-las incorretamente
O quarto hábito que pode danificar suas joias de prata é não secá-las após a limpeza feita com água, ou então secá-las incorretamente.
Caso isso ocorra, a umidade pode permanecer no objeto e causar uma oxidação superficial que irá tirar o brilho da joia.
Dessa forma, ao lavar as suas joias, certifique-se de que ela será seca completamente.
Provocar o contato das joias com a água do mar
Pode parecer um tanto quanto frustrante, mas entrar no mar com joias de prata no corpo é extremamente prejudicial aos objetos preciosos.
O sal que existe na água do oceano acelera ainda mais o processo de oxidação que a água pode causar nas joias.
Da mesma forma, o cloro presente na água das piscinas também pode acelerar um processo de oxidação superficial nesses objetos.
Portanto, se for à praia ou à piscina, deixe as suas joias de prata em casa, para o próprio bem delas.
Usar qualquer produto para limpar as joias
Para finalizar, o último hábito que pode danificar suas joias de prata e que queremos apresentar é o uso de produtos não recomendados para limpar as joias.
É comum encontrar na internet tutoriais que ensinam receitas “milagrosas” para limpeza de joias de prata. Contudo, não é recomendado se valer desses truques.
O motivo é a procedência de alguns ingredientes que compõem essas receitas, que de alguma forma podem causar um efeito inverso, danificando as joias.
Assim sendo, na hora de fazer a limpeza das suas joias utilize apenas água e sabão neutro ou então apenas uma flanela macia, sem líquidos, como recomendamos acima.