Estou de luto por um amigo, o que fazer?

Perder um grande amigo deixa um vazio em sua vida que é difícil de preencher. A grande maioria das pessoas ficam se perguntando ou procurando razões que expliquem o ocorrido.

Mas é preciso saber lidar racionalmente com o luto e tratar as emoções devidamente para que o processo tenha início, meio e fim. 

O que é o luto?

Luto é o sentimento interno normal que uma pessoa experimenta em reação a uma perda. Embora as pessoas muitas vezes sofram de dor emocional em resposta à perda de qualquer coisa que seja muito importante para elas, o luto geralmente se refere à perda de um ente querido através da morte.

Embora não seja um diagnóstico médico formal, o luto prolongado, anteriormente denominado luto complicado, refere-se a uma reação à perda que dura mais de um ano.

É caracterizada pela intensificação da reação de luto que afeta os relacionamentos íntimos do sofredor, perturbando suas crenças, e tende a resultar no enlutado experimentando um anseio contínuo pelo falecido. 

Quais os estágios do luto?

Os cinco estágios do ciclo de luto são:

  • Negação: momento em que o enlutado tem dificuldade em acreditar no que aconteceu
  • Raiva: quando os sobreviventes estão questionando a justiça da perda
  • Negociação:  quando surge o desejo de fazer um acordo com o destino para ganhar mais tempo com aquele que fo
  • Depressão: estágio em que os indivíduos enlutados percebem o quanto estão tristes pela perda de seu ente querido
  • Aceitação: é o sentimento de alguma resolução para seu luto e mais capacidade de seguir em frente 

Lidando com a perda

Existem formas de lidar com o luto que vai ajudar você a superar esse momento difícil e viver com a perda de uma maneira mais leve no resto de sua vida. Foi isso que trouxemos aqui, veja o que os especialistas dizem sobre isso.

Cerque-se com um círculo de apoio

Você precisa de pessoas queridas para ajudá-lo a superar esses tempos difíceis. Conte com amigos, familiares, professores e outras pessoas que você conhece e confia. As pessoas a quem você pede ajuda são seu círculo de apoio. Eles te erguer quando você estiver se sentindo deprimido e lembrá-lo de que você é uma pessoa forte.

Aceite não ter uma resposta

É natural fazer a pergunta “por quê?” uma e outra vez. Infelizmente, não há uma resposta para esta pergunta. Na vida, coisas ruins acontecem a pessoas boas, e isso se torna mais evidente quando alguém falece. Parte do processo de cura é aprender a encontrar maneiras de lidar com o desconhecido e aceitar que nunca haverá uma resposta.

Cuide de si mesmo

Cuidar bem de si mesmo pode ser um desafio quando você perde alguém tão especial. Quando o seu mundo virou de cabeça para baixo, as coisas que antes eram fáceis podem agora parecer difíceis e complicadas. 

Mesmo que você não tenha vontade de comer e dormir, essas são coisas essenciais para o seu bem-estar físico e emocional. Cuidar do seu corpo é o primeiro passo para cuidar da sua saúde mental e emocional.

Leve um dia de cada vez

Respire fundo e respeite seu tempo. A respiração profunda pode ajudá-lo a relaxar, liberar o estresse e ajudá-lo a se concentrar no presente. Tente permanecer ancorado no presente.

Percorrer o passado não mudará nada e se preocupar com o futuro não mudará o passado. 

Aprender a desacelerar e reservar um momento de cada vez o ajudará quando sua mente o levar a lugares que você não quer ir. Lembre-se de se concentrar em um minuto, uma hora e um dia de cada vez.

Conforte-se em sua tristeza

Confortar a si mesmo é fazer algo carinhoso e aconchegante que o ajude a se sentir melhor. São as pequenas coisas que podem realmente ajudar a acalmar, aliviar e resolver seu desconforto. 

Os pequenos confortos da vida podem até tornar os tempos difíceis mais administráveis. Pode ser reconfortante cozinhar, mexer nas plantas ou se aconchegar em um cobertor favorito.

Por menores que essas coisas possam parecer, elas o ajudarão a se sentir melhor.

Mantenha sua mente ocupada na maior parte do dia

Às vezes, quando você se sente desamparado, a melhor coisa a fazer é ocupar-se e fazer algo. Pense em uma maneira de honrar a memória de seu amigo.

Talvez você possa orquestrar um evento em sua escola ou encontrar uma causa pela qual seu amigo seja apaixonado e seja voluntário.

Como você provavelmente já sabe, não existe uma solução rápida para fazer a dor passar, nem a cura acontece durante a noite. Você pode sentir como se a dor nunca fosse embora e, em certo sentido, isso é verdade. 

Mas chegará um momento em que as lembranças trarão mais sorrisos do que lágrimas, e as boas lembranças serão mais numerosas do que as ruins. Chegará o momento em que você será capaz de olhar para trás e ser grato por ter tido seu amigo em sua vida.

Chegará o momento em que você perceberá que é melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado.

Todos nós passamos por este ciclo de vida e morte, cada um em seu caminho. Ser grato pela vida do outro pode ajudar você a lidar melhor com o seu destino também. A vida é passageira e precisamos lidar com isso da melhor forma possível.