Qual é a melhor idade para ter filhos?

A idade para ter filhos pode ser variável para cada pessoa. Além do aspecto hormonal, pode ser interessante levar em conta questões financeiras, emocionais, psicológicas e rotineiras.

Todavia, sabe-se que ao longo da vida a fertilidade tende a diminuir gradativamente, principalmente no caso das mulheres.

Pensando nisso, selecionamos algumas perspectivas para refletir e definir qual é a melhor idade para ter filhos no seu caso.

Idade biológica ideal para ter filhos

O motivo de a fertilidade feminina diminuir com o passar do tempo é resultado do processo menstrual.

Visto que cada mulher nasce com um número específico de óvulos, que pode variar de um a 2 milhões, apenas 500 são capazes de ser fecundados. Os óvulos não fecundados são descartados durante o ciclo menstrual.

Segundo o ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), apesar de o período fértil feminino estender-se até os quarenta e poucos anos, é aos trinta anos que a reserva de óvulos tende a iniciar o processo de redução significativamente.

Assim, uma mulher de 35 anos terá utilizado cerca de 90% dos óvulos a serem produzidos em toda a sua vida e, após os 40 anos, esse número pode chegar a 97%.

Uma possibilidade são os tratamentos de fertilidade in vitro. Esses processos podem aumentar as chances de gravidez, mas não retrocedem no envelhecimento do corpo e do sistema reprodutor.

Perfil demográfico ideal para ter filhos

Do ponto de vista social, pode-se identificar mais benefícios quando o casal opta por ter filhos mais tarde.

Apesar de contrariar as informações de pesquisas biológicas, segundo a demografia, quando os casais esperam um pouco mais para formar uma família, há um possível e provável aumento de renda, o que influencia grandemente na criação de um filho.

Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2020, é crescente a proporção de mulheres que gestaram após os 30 anos.

Em geral, na questão econômica, quanto mais vividos os pais tendem a ter maior estabilidade financeira e condições devido a sua maior experiência no mercado de trabalho ou investimentos e projetos realizados.

Perfil social ideal para ter filhos

Algumas pessoas pensam que não existe um momento ideal para ter filhos, já que sempre terão dificuldades e imprevistos na vida.

Além disso, a questão estrutural e social pode interferir grandemente no âmbito profissional feminino. Pode ser muito difícil para a mulher ficar em sua carreira, tendo que priorizá-la em relação aos filhos, sentimento nem sempre notado no caso da paternidade.

Assim, quando se fala de natalidade, entende-se que ela afeta diretamente a economia nacional e a situação da mulher na sociedade.

Devido a tantos aspectos para se refletir, levando em conta a individualidade, pode-se concluir que não há uma idade ideal pré-estabelecida para ter filhos.

Em vez disso, o momento certo tende a ser quando os pais analisam todos os âmbitos envolvidos e sentem-se prontos para dar esse grande passo.

Gostou do que foi abordado sobre a melhor idade para se ter filhos? Compartilhe com seus amigos que pretendem ser pais ou mães.

Caso possua algum outro ponto de vista sobre o assunto, fique a vontade para compartilhar conosco nos comentários.