O Yoga é conhecido por ser uma prática de autoconhecimento e aprimoramento do corpo e da mente. Quem realizar cursos para aprendê-lo se encantará por todos os benefícios e mudanças que terá com esta filosofia de vida.
Composta por várias técnicas, o Yoga trata de posturas, exercícios respiratórios, alongamentos, relaxamento, meditação, entre outras.
Deseja aprender mais e começar a treinar? Neste artigo, explicaremos o que é esta ciência milenar, falaremos sobre as vantagens de praticá-la e apresentaremos os cinco melhores cursos para quem deseja iniciar nesta área. Continue lendo para saber mais.
O que é Yoga?
Desenvolvido há mais de 5.000 anos, o Yoga é definido como uma prática que une corpo, mente e espírito. Geralmente, são exercícios que cuidam das tensões, dores e consciência do corpo, além da respiração e dos pensamentos.
Originada na Índia, esta filosofia de vida chegou ao Brasil no final da década de 40 e foi trazida pelo mestre francês Sêvánanda Swámi. Desde então, tem conquistado diversos grupos brasileiros, ganhado força em escolas do gênero e academias, na própria sede ou em aulas a distância.
Como funciona o Yoga?
Com o objetivo de equilibrar corpo, mente e espírito, há a prática de diversas técnicas. As posturas são executadas acompanhando os movimentos respiratórios. Em sânscrito (língua ancestral da Índia) elas são chamadas de asanas.
Já as práticas de respiração são conhecidas como pranayamas. Há ainda os mudras (gestos feitos com as mãos ou com o corpo), exercícios de alongamento, momentos de relaxamento e meditação, entre outros métodos.
Com disciplina, você alcançará os benefícios desejados, como ter mais foco, manter o equilíbrio, reduzir o estresse e a ansiedade.
Para começar a praticar essa filosofia de vida, é interessante usar roupas leves e ter um tapete que ajude a diminuir o impacto do corpo com o chão, prevenindo quedas e lesões.
Quais são os benefícios de praticar Yoga?
Essa prática ganhou destaque por conta dos efeitos positivos que a frequência das diferentes técnicas têm no bem-estar físico e mental dos seus adeptos. Existem muitos benefícios, entre eles estão:
- diminuir a ansiedade e o estresse;
- aliviar dores de cabeça, nas costas e nas articulações, entre outras;
- melhorar o sono;
- auxiliar na busca de uma postura correta;
- desenvolver o equilíbrio;
- ajudar na concentração;
- aumentar a flexibilidade;
- reduzir a ocorrência de rinite, asma, enxaqueca e depressão.
Quais são os tipos de Yoga?
Esta filosofia indiana pode ser praticada por qualquer pessoa, com qualquer idade. Para que isso seja possível existem diversas formas de aprendê-la.
Conforme o objetivo do aluno, há uma ramificação que se adequa mais. Seja com a intenção de acalmar a mente, ganhar condicionamento físico ou evoluir espiritualmente, é possível encontrar uma variação que faça mais sentido ao seu perfil.
Alguns exemplos de Yoga são:
- hatha;
- ashtanga;
- vinyasa;
- raja;
- mantra;
- sivananda.
Existem vários métodos para aprender esta ciência. É interessante aprofundar os estudos nas ramificações, entender como elas funcionam e qual é o objetivo de cada prática. Assim, pode-se testar e escolher qual é mais adequado ao estilo de vida do praticante.
Quais são os melhores cursos de Yoga?
- Pensar cursos
No minicurso, da plataforma Pensar Cursos, são disponibilizadas 10 horas de informações básicas sobre a área. Nele, o aluno tem uma introdução sobre a prática, a história, os benefícios e aprende algumas técnicas.
Sendo um aprendizado de nível inicial, a partir dele já é possível começar a fazer os exercícios.
- NAMU
A NAMU é uma plataforma com diversas capacitações deste gênero. Tem desde o básico até o avançado, além de alguns treinamentos mais específicos, como o de Hatha Yoga e o de Yoga para gestantes.
São qualificações pagas e online voltadas tanto para iniciantes quanto para quem já é praticante.
- Yoga Cursos
A plataforma Yoga Cursos tem como diferencial a possibilidade de ter assinatura. Quem deseja investir terá conteúdos exclusivos, como podcasts e materiais de autoconhecimento e otimização da saúde.
Na capacitação de Yoga, o aluno aprenderá sobre a simbiose entre a tradição indiana e as técnicas praticadas nos dias de hoje, o que esta filosofia propõe e a prática básica de Vinyasa.
- Prime Cursos
Esta capacitação é indicada para quem deseja aprender Yoga sem pagar taxas ou mensalidades. Na plataforma Prime Cursos, o aluno tem 35 horas de informações sobre esta prática.
Com conteúdos teóricos, o estudante que fizer esta qualificação terá aprendido a história e os tipos dessa filosofia, o que são asanas, mantras e mudras, além de entender a importância de sintonizar a alimentação com o treinamento.
- Udemy
Disponibilizado pela Udemy, esta opção de aprendizado é excelente para quem não tem muito tempo disponível, mas quer iniciar os treinamentos. Ela tem uma hora de videoaula, acesso vitalício e está disponível para ser visualizada em dispositivos móveis (celular e tablet), computador e TV.
O curso de Yoga é dividido em nove aulas que contêm exercícios respiratórios, posições básicas, fortalecimento da coluna vertebral e asanas.
Como observamos, praticar Yoga é vantajoso para termos uma vida saudável, bem-estar físico e mental. Por existir vários tipos, é possível realizá-la em qualquer idade, independentemente do seu estágio de conhecimento.
Pode-se aprender algumas teorias e técnicas para fazer os exercícios por meio das capacitações que abordamos no artigo.
Após conhecer os cursos, deixe nos comentários qual você gostou mais. Deseja ver mais conteúdos como este? Continue acompanhando nosso site.