Para quem sofre de problemas emocionais, como ansiedade, insônia e/ou nervosismo, alguns exercícios podem auxiliar, trazendo mais calma e qualidade de vida.
Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Ministério da Saúde, 86,5% das mais de 17,4 mil pessoas entrevistadas apresentaram algum sintoma de ansiedade.
Caso você se sinta preocupado e/ou angustiado constantemente, provavelmente, aproveitará as dicas para redução de ansiedade, insônia e nervosismo apresentadas neste conteúdo.
Exercícios para ansiedade, insônia e nervosismo
Desequilíbrios psicológicos podem ser causados por diversos motivos, como estresse diário, situações de pressão, traumas ou outros acontecimentos fatídicos, e podem provocar queda na produtividade e baixa na imunidade.
Por isso, é tão importante conseguir conter esses sentimentos nervosos. Para ajudar na busca pelo controle psicológico, reunimos alguns exercícios eficazes.
1. Exercícios mentais
Frequentemente, nossa mente pode ser responsável por grande parte do que sentimos e das coisas que nos afetam, por isso é válido exercitá-la.
Algumas atividades psicológicas possuem a capacidade de acalmar quando a pessoa não está em seus melhores dias. Alguns dessas atividades são:
- tirar tempo para reflexão,
- permitir-se alguns mimos, conforme preferência,
- ficar em um local que lhe traga paz,
- passar tempo com os amigos.
Durante a realização dessas atividades, a mente se mantém ocupada e libera sensações de felicidade, afastando pensamentos e sintomas negativos.
A meditação possui a capacidade de libertar a mente de coisas negativas, ajuda no funcionamento do corpo e na manutenção do equilíbrio emocional.
Meditar pode auxiliar na redução de alguns sintomas causados por transtornos psicológicos nervosos, visto que contribui para a aquisição de consciência do momento presente, reduzindo ansiedades sobre expectativas futuras.
Além disso, ela incentiva a resiliência, o autocontrole e outras qualidades essenciais para o bem-estar.
Caso julgue necessário, a pessoa pode optar por retirar-se das redes sociais por um tempo. Embora comunicar-se seja algo positivo, a sobrecarga de informações pode deixar o usuário mais ansioso, nervoso e, consequentemente, com problemas para dormir.
2. Exercícios respiratórios
Uma maneira bastante eficaz para controlar impulsos nervosos e ansiedade é a prática de exercícios de respiração, já que ao respirar com consciência o cérebro entende que está tudo bem.
Segundo a psicóloga Ana Oliveira, uma maneira de acalmar-se por meio da respiração consiste nos seguintes passos:
- inspire lentamente pelas narinas por 4 segundos (contando mentalmente de 1 a 4),
- segure o ar nos pulmões durante 8 segundos (contando de 1 a 8),
- solte, aos poucos, todo o ar retido, por 12 segundos (contando de 1 a 12) até que seus pulmões estejam vazios.
Durante este exercício o cérebro foca também na contagem, aliviando até mesmo crises de ansiedade.
Caso pratique esses exercícios, provavelmente, sentirá um pouco mais de paz e tranquilidade. As atividades podem ser repetidas quantas vezes forem necessárias, funcionando como um calmante natural do corpo.
3. Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é um grande auxílio para o controle da ansiedade. A pessoa deve escolher a modalidade que mais lhe proporciona prazer e satisfação, já que toda atividade é benéfica.
Os exercícios físicos aumentam os níveis de dopamina e serotonina, além de diminuir o hormônio que gera ansiedade, o cortisol.
Para ajudar na escolha, listamos algumas atividades que você pode gostar.
- Pedalar: andar de bicicleta otimiza o condicionamento físico, trabalhando os músculos e o coração. Envolve equilíbrio e confiança, agindo no controle mental. Pode ser feito ao ar livre, na bicicleta ergométrica em casa ou em academias.
- Corrida: a atividade aeróbica exige considerável energia do corpo, produz endorfina e aumenta o bem-estar. Além disso, auxilia na perda de peso, impulsionando a autoestima. Assim como andar de bicicleta, a corrida pode ser feita ao ar livre ou em ambientes fechados com a utilização da esteira.
- Dança: aulas de ritmos feitas online em casa ou em estúdio são de grande ajuda, já que o exercício físico intenso libera hormônios de felicidade e é praticado acompanhado de músicas que alegram a alma.
- Pilates: ajusta a respiração e corrige a postura, auxiliando no controle de distúrbios. Deve ser realizado sempre com auxílio profissional.
- Yoga: o relaxamento mental e físico proporcionado por esta ciência milenar, bem como os exercícios de alongamento e respiração faz com que o indivíduo foque no que está praticando, esquecendo-se de problemas alheios. Assim como o Pilates, deve ser acompanhado por um instrutor capacitado.
Vale ressaltar que, caso não se identifique com estes exercícios, poderá escolher algum que se sinta à vontade. Outras opções são:
- tênis,
- natação,
- ginástica,
- musculação,
- luta,
- jump,
- baquete,
- futebol,
- vôlei.
4. Relaxamento muscular progressivo
A insônia geralmente é resultado de ansiedade e estresse, por isso, ao tratá-los com a prática de exercícios de qualquer natureza, provavelmente, será notada a redução da dificuldade para adormecer.
Além disso, fazer relaxamento muscular progressivo ao deitar-se para dormir também pode ajudar.
Contraia os músculos por alguns segundos e relaxe-os novamente. Comece com os dedos dos pés e continue (subindo) com outras partes do corpo.
Caso você conviva com ansiedade, nervosismo ou insônia, a prática desses exercícios poderá auxiliar na redução dos sintomas negativos que afetam sua rotina. Ter controle sobre sua mente e seu corpo ajudarão na conquista do bem-estar.
Gostou das sugestões? Então, salve o conteúdo para consultar sempre que precisar se acalmar. Compartilhe também com os amigos que sofrem com esse mesmo problema para serem ajudados a ter mais qualidade de vida.