Sorvete na dieta: é possível!
Que os sorvetes são uma delícia todos nós já sabemos, mas a dúvida que muitos ainda têm é: é possível adicionar essa gostosura na dieta? A gente tem essa resposta e vamos te contar ao longo deste conteúdo!
Há diversas opções de sorvetes, sendo eles cremosos, feitos com polpas de frutas, industrializados, naturais,recheados, com coberturas entre outros. Além dessa variedade, ainda existem muitas receitas que levam sorvetes para você apreciá-los de formas diferentes e a gente tem certeza de que todas são deliciosas!
É verdade que esta gostosura é mais consumida nos dias quentes, já que são tão refrescantes. Mas ao contrário do que muitos acreditam, os sorvetes são ótimas opções para o frio em diversas receitas. Além do sabor e variedade na hora de consumí-lo, os sorvetes trazem diversos benefícios à saúde e se apreciados de forma correta, também podem fazer parte do seu dia a dia.
Benefícios do sorvete
Antes de explicarmos sobre essa gostosura na dieta, vamos ver alguns benefícios do sorvete para o corpo e alma. É isso mesmo, é comprovado que essa gostosura faz bem para a nossa mente e bem estar, mas este fato a gente te explicar daqui a pouco!
Valor nutritivo
Este é um dos maiores benefícios do sorvete para a saúde. O valor nutricional desta gostosura é alto e faz toda a diferença! O sorvete tem, ele é considerado um alimento completo, pois tem alta quantidade de nutrientes, fornecendo proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais.
Fonte de energia
Como dizemos acima, o sorvete tem um grande valor nutricional, já que conta com proteínas, minerais e carboidratos, nutrientes que são considerados grandes fontes de energia. Ou seja, o sorvete pode te ajudar na correria do cotidiano, dando um up no seu dia.
Sorvete ajuda no bem estar
O Centro de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, fez um estudo que comprova o que a gente já desconfiava: o sorvete traz bem estar!
Isso se dá porque o sorvete contém triptofano, um aminoácido que acalma e reduz a agressividade do ser humano, o que aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bem estar como muitos conhecem. É por isso que o sorvete ajuda a combater o stress, relaxar e dormir melhor, ou seja, é prefeito!
Curiosidade: O Instituto de Psiquiatria de Londres fizeram um estudo verificando a atividade cerebral de pessoas que consumiram sorvete de baunilha e descobriram que esta gostosura tem efeito imediato em partes responsáveis pelo prazer no cérebro.
Sorvete no pós operatório
O consumo do sorvete também é indicado em alguns pós-operatórios. Você com certeza já ouviu falar que este doce é uma ótima opção após cirurgias de retirada das amígdalas e sisos, não é mesmo? E é uma afirmação correta!
O aspecto gelado possui propriedades analgésicas e evita hemorragias, por isso é recomendado para tratamentos como a quimioterapia, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodôntica, entre outras situações.
Sorvete na dieta? Sim!
Depois de todas essas informações, já ficou claro que se consumido moderadamente, o sorvete traz vários benefícios para o ser humano. Mas ainda resta a dúvida sobre consumi-lo na dieta.
É fato que na composição dos sorvetes, há gorduras que podem trazer os indesejados quilinhos a mais. Mas como dizemos, existem opções menos calóricas, com os mesmos sabores e refrescância. Para incluir sorvete na dieta, escolha pelas opções de frutas.
A melhor opção são os sorvetes de frutas feitos com água. Além de serem super saborosos, podem ser consumidos no lanche da tarde ou utilizados como sobremesa sem peso na consciência. Outro benefício dos sorvetes de fruta feitos com água, é a hidratação. Além da refrescância, esta opção reforça a hidratação, já que o alimento fornece nutrientes necessários ao organismo e repõe um pouco da água que é perdida ao longo dos dias de calor, por exemplo.
Outra dica para curtir essa sobremesa no seu dia a dia, é saborear o sorvete sem complementos, como coberturas, granulados ou bolachas etc. Com essas dicas, a sua dieta ficará mais fácil e gostosa.
Tome cuidado!
Para adicionar essa gostosura na sua dieta, é preciso ter cuidado, além de consumi-la moderadamente. Se você está fazendo alguma dieta por motivos de saúde, como o controle da diabetes ou do colesterol alto, por exemplo, alguns cuidados extras serão necessários.