Veja 5 dicas antes de começar uma atividade física

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Se existe uma saga que muita gente já enfrentou foi o início de uma atividade física. Apesar da maioria das pessoas saber que movimentar o corpo é saudável e faz parte de recomendações médicas, existe uma certa procrastinação para colocar a iniciativa em prática.  

E isso não é nada bom. Para você sair de uma vez por todas do comodismo, elencamos neste post cinco dicas que serão bem úteis para você criar motivação e seguir em frente com a sua meta de qualidade de vida. Quer conhecê-las? Então continue lendo! 

Escolha uma atividade que você goste   

A primeira dica para você não desanimar logo de cara é exatamente a correta escolha da atividade que será praticada. Isso porque muitas pessoas optam por esportes da moda e, em vários casos, nem sabem se vão gostar, criando uma futura barreira para a continuidade. 

Por isso, faça uma reflexão. Lembre-se dos seus momentos de criança. Que brincadeiras você mais gostava? O que adorava jogar na educação física? Você é fã da natureza? Gosta de correr, nadar, andar de bike? 

Ao fazer esses questionamentos, certamente virá a mente a atividade física que você deve investir tempo. Além disso, ao escolher o que gosta, a satisfação será bem maior, trazendo mais motivação e constante busca por metas mais audaciosas. 

Faça uma avaliação física 

Após definir a modalidade a ser praticada, não deixe de consultar um profissional de educação física ou um médico. A orientação profissional é importantíssima para você não ter percalços ao longo da prática do esporte. 

Veja como está o seu coração, a massa muscular, índice de gordura, enfim, faça um check-up. Trata-se de uma iniciativa que auxilia na busca pelos melhores resultados e ainda contribui com a sua qualidade de vida. 

Seja disciplinado  

Depois de passar por essas duas fases, certamente você já estará praticando a atividade de preferência seja na academia, clube ou parques de sua cidade.  

Aí é que entra a terceira dica: coloque a disciplina em prática. Se a sua meta é correr três vezes por semana, crie uma rotina que seja favorável a isso. Evite a temida procrastinação e não se boicote. 

Agindo com disciplina e foco, certamente você vai conseguir muito mais gás para vencer seus desafios.  

Crie metas realistas 

Imagine quem começou a correr há dez dias colocar como meta 15 Km em um domingo de manhã. Além de ser totalmente inviável do ponto de vista médico, a atitude pode causar lesões e até mesmo sérios problemas cardíacos. 

Portanto, elabore metas realistas de acordo com o seu estágio na modalidade escolhida. É iniciante? Vá com calma. O importante é manter o hábito, fazendo com que o metabolismo fique a cada dia mais acelerado. 

Pratique em grupo   

Mesmo se o esporte escolhido seja individual, como a natação, você pode convidar um amigo para embarcar junto nas aulas. Trata-se de uma escolha que auxilia na motivação. 

Caminhadas com mais pessoas rendem bons papos e até mesmo ajudam nas tomadas de decisões. É uma espécie de terapia. Correr em grupo é tudo de bom assim como andar de bike por ciclovias ou trilhas. 

Além de socializar, você sempre terá alguém te estimulando a não desistir, ou seja, vale a pena seguir essa dica. 

Com a devida certeza de que você está no caminho certo, a prática de atividades físicas se tornará parte do seu dia a dia, trazendo mais entusiasmo e bem-estar em todos os momentos da sua vida, ou seja, vale a pena embarcar nessa jornada! 

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