Conheça 5 alimentos que auxiliam na saúde mental

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Quem nunca ouviu a expressão: você é aquilo que come! Pois saiba que a saúde mental está nitidamente ligada com os alimentos que ingerimos. Além disso, é preciso se alimentar com consciência, calma e em um lugar aconchegante. Com a dependência cada vez maior das pessoas pelos smartphones, muitos sendo utilizados ao mesmo tempo das refeições, muita gente nem pensa no que está ingerindo e acaba ficando mais agressiva, ansiosa, estressada e até com sintomas da depressão.

Para você mudar essa situação, valorizando os benefícios dos produtos naturais para a sua saúde mental, elaboramos este post com cinco alimentos que fazem a diferença nesse sentido. Vamos a eles.

Maçã

Fonte de quercetina, um excelente antioxidante, essa fruta refrescante é totalmente indicada para você manter a mente sempre ativa. Comer maçã protege os fluidos mentais e ainda fortalece as células do cérebro.

Seja no café da manhã, após o almoço, na pausa da tarde ou à noite, trata-se de um alimento que pode ser consumido em qualquer ocasião, inclusive nas saladas, sucos e até em sobremesas. A dica é sempre come-las com casca, pois é aí que fica a maior parte da quercetina.

Portanto, não deixe de sempre levar uma maçã seja para onde você for, mantendo a saúde mental em dia e o corpo são.

Chocolate

Dentro do equilíbrio, quem não gosta de chocolate? Pois saiba que ele também é recomendado para auxiliar na saúde mental.

Especialistas afirmam que comer cerca de 10 gramas do produto por dia ajuda a proteger o cérebro contra possíveis perdas de memória, principalmente em razão da idade.

Isso porque o chocolate contém polifenóis do cacau, uma substância que está nitidamente ligada com o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro. Agora, sempre é preciso manter a cautela. Afinal, chocolate demais é prejudicial e pode elevar os seus níveis de açúcar no sangue. Portanto, prive pelo equilíbrio, agindo com sabedoria!

Azeite extra virgem

Presente no tempero de saladas e também no preparo de vários alimentos, o azeite previne o Alzheimer pelo fato de ser um inimigo das ADDLs. São as proteínas que induzem à doença, fazendo com que a pessoa, principalmente da terceira idade, vá perdendo a memória dia após dia.

Ao priorizar o azeite extra virgem em suas refeições, o cérebro também agradece, pois o produto é rico em oleocanthal, composto que quebras as proteínas ruins.

Salmão

Seja assado, frito ou grelhado, o salmão é uma rica fonte de DHA. Trata-se de uma gordura repleta de ômega3, substância predominante no cérebro.

Assim, além de ser muito saboroso, o peixe também é muito recomendado para prevenir o mal de Alzheimer, além de ser fonte de vitamina D.

A vitamina D é uma das responsáveis pela cognição, ou seja, quanto mais estiver em alta no organismo, menores serão as chances de doenças degenerativas.

Dessa maneira, sempre que possível, faça uma refeição digna de um banquete tendo como prato principal o salmão.

Espinafre

Não é à toa que o famoso Popeye sempre se fortalecia com o espinafre. As folhas verdes trazem nutrientes muito bons para o cérebro, como folato, vitamina E e K. São eles que previnem a demência, amenizando o declínio cognitivo.

Portanto, explore receitas que contenham espinafre. Que tal unir o útil ao agradável, colocando sempre azeite extra virgem nas folhas? Saboreie com a certeza de que o seu cérebro está agradecendo.

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