A gengivite ulcerativa necrosante, é uma doença infecciosa periodontal bacteriana, conhecida como uma enfermidade que é caracterizada pela presença de úlceras e necrose no tecido gengival.
Quando não envolve outros tecidos do periodonto, é porque ela está em fase inicial e deve ser tratada imediatamente.
Quando outros tecidos são atingidos e a infecção é mais profunda, ela pode se tornar uma periodontite ulcerativa necrosante.
Inclusive, ela chegou a ser considerada como uma sequela deixada pelo HIV, isso porque tanto a doença quanto os medicamentos, deixavam a imunidade do paciente mais baixa.
Há também quem chame ela de “boca de trincheira”, pois a infecção era comumente associada a soldados em extremo estresse em condições de baixa imunidade, com alimentação e higiene ruim.
O diagnóstico se dá pela presença de biofilme, pseudomembranas esbranquiçadas, secreção por bactérias e papilas invertidas.
Nesse último caso, é possível que o paciente esteja com dores e em fase de necrosamento, mas existem os tratamentos e até as lentes de contato odontologia.
O que causa a gengivite ulcerativa necrosante?
A gengivite ulcerativa necrosante é gerada por quantidade muito grande de bactérias na boca.
Além desses fatores, existem outros pontos que podem auxiliar para o seu surgimento, como por exemplo:
- Estresse emocional;
- Má higienização;
- Hábito de fumar;
- Dieta irregular.
- Diabetes;
- Alcoolismo.
Doenças que afetam a imunidade (alergias, diabetes, problemas cardíacos) também são considerados pontos de risco para a sua evolução.
Além disso, outros fatores podem aumentar a possibilidade de um indivíduo ter essa doença, como o alcoolismo, diabetes e até mesmo doenças na gengiva.
Sendo assim, a prevenção nesses casos é o melhor tratamento, se for o caso de alcoolismo, buscar ajuda em uma clínica de recuperação é a melhor solução.
Quais são os sintomas dessa doença?
Portanto, os seus sinais costumam aparecer de modo sempre rápido e podem incluir algumas questões, como:
- Febre;
- Gosto ruim na boca;
- Gengivas vermelhas e doloridas;
- Sangramento na gengiva.
Também é necessário procurar por um especialista em prótese dentária, porque ele irá analisar a sua situação e recomendar o tratamento necessário.
Já que essa enfermidade, quando não tratada, pode causar algumas complicações, como a propagação das bactérias pela boca e até mesmo a perda dos dentes.
Além do risco de endocardite, doença que afeta o coração, na qual as bactérias da boca se espalham via corrente sanguínea chegando ao coração, gerando a endocardite infecciosa, uma grave doença do coração.
Como funciona o tratamento desse tipo de gengivite?
O tratamento pode incluir medidas para tentar trazer cura para essa infecção na gengiva. Com isso, o profissional poderá fazer uma limpeza nos dentes para eliminar as placas com bactérias.
Contudo, bochechos de água oxigenada diluída, ainda costumam ser indicados para esses casos.
Porém, lavar a boca com água salgada também pode ajudar a diminuir a dor na gengiva.
Além de manter bons hábitos de higiene, como escovar os dentes três vezes ao dia, lembrar de utilizar o fio dental e ser indicado por um dentista para utilizar o enxaguante bucal.
Isso serve para finalizar todo o processo de higiene (prefira os enxaguantes bucais naturais, pois eles contém menos produtos nocivos à saúde).
Então, todos esses hábitos, além da alimentação são indicados para manter a saúde bucal sempre em dia.
Então, não deixe de realizar a escovação e fazer uso do fio dental no dia a dia, faça a limpeza de boca ao menos duas vezes. Além de ser recomendado que seja feito depois das refeições e antes de dormir.
Evite ter o consumo excessivo de doces e substâncias que não fazem bem à saúde bucal. De preferência, faça o uso de escovas bem macias no momento da escovação.
É necessário algum tipo de medicamento para tratar essa situação?
O dentista poderá prescrever medicamentos para a dor, em casos de gengivite ulcerativa necrosante.
Além disso, em certas ocasiões, pode ser preciso tomar antibióticos e isso ocorre especialmente quando um individuo está com febre, ao ter essa infecção.
Lembre-se de se medicar conforme indicação médica ou de seu dentista, pois a automedicação pode ser prejudicial a sua saúde.
Por fim, a gengivite ulcerativa necrosante é uma infecção que acomete a gengiva, podendo influenciar nos tecidos de suporte ao dente, causando até mesmo a perda deles. Nessas situações, o paciente deverá buscar sobre o implante de dente quanto custa.
A enfermidade possui alguns sintomas e dependendo do seu grau, poderá até fazer com que o paciente tenha febre.
Sendo necessário procurar um dentista de emergência ou até mesmo, em casos graves, precisar passar em um pronto-socorro, para realizar os devidos procedimentos e evitar maiores complicações.
Dessa forma, as pessoas mais comuns para serem afetadas são os adolescentes, adultos jovens ou indivíduos que são fumantes ou até mesmo estão estressados. Portanto, eles são mais suscetíveis às doenças.
Para que seja tratado, é possível fazer bochechos com algumas substâncias e dependendo da situação, se houver perda de dente, o paciente poderá fazer o uso de uma prótese parcial removível.
Além disso, ela pode ser prevenida por meio de bons hábitos de higiene, além do paciente manter uma excelente alimentação, evitando o consumo de alimentos que são ricos em carboidratos e açúcares.
Então, o paciente sofre com a perda de dente, eé possível que os outros percam a forma, ou sofram alguma alteração, mas com o tratamento, o paciente poderá utilizar lente dental para corrigir.
Lembrando a importância de consultar com frequência um dentista, pois assim como gengivite ele poderá ajudar a evitar diversos tipos de doenças, assim como indicar a melhor rotina de higiene bucal.
Vale ressaltar a importância da alimentação, onde existem diversos tipos de comidas que ajudam a prevenção de doenças bucais, alimentos tais como, maçã, gengibre, cravo e entre outros.
Assim como existem alimentos que podem prejudicar a saúde bucal, como chocolate, sucos e refrigerantes, que contém excesso de açúcares, prejudicando a saúde bucal e o corpo com um todo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.