Como ter desconto em consultas e exames sem plano de saúde?

Com os valores estabelecidos pelos planos particulares de saúde e com as desvantagens do SUS, é necessário buscar desconto em consultas e exames.

Apesar de serem regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde), os planos de saúde têm os seus valores fixados, bem como seus períodos de carência.

Ocorre que nem todos podem pagar pelo valor que é oferecido e recorrer ao Sistema Único de Saúde muitas vezes pode não ser eficaz.

Isso acontece devido o sistema ter uma certa demora para alguns casos, sendo necessário pagar por exames e consultas particulares.

O Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos particulares

Para realizar procedimentos por meio do SUS não é necessário ter desconto em consultas e exames, isso porque o serviço oferecido é gratuito.

No entanto, apesar de não ter que pagar nada pelo atendimento e realização dos exames, o paciente muitas vezes não pode esperar.

Desse modo, casos de urgência, por exemplo, podem levar meses ou anos no aguardo de uma simples consulta, fazendo com que o paciente recorra a outros meios.

Assim, não podendo ser o caso de aguardar o atendimento pelo SUS, o paciente pode recorrer a um plano de saúde particular.

Todavia, neste caso também há que se analisar os preços estabelecidos para a contratação e que por muitas vezes a maioria da população não pode pagar.

Além desse fator, há ainda prazos de carência a serem seguidos para quem contrata o plano de saúde, mais uma vez não sendo um opção em casos de urgência, por exemplo.

Por fim, resta ao paciente pagar os valores estabelecidos da consulta e do exame no particular, contudo, para quem não tem um plano, também são valores altos.

Desta forma, é necessário a existência de meios para se ter desconto em consultas e exames, garantindo assim o acesso de todos a saúde e preservação da vida.

Desconto em consultas e exames através de “Startups”

Um dos principais aumentos nos últimos anos têm sido referente a clínicas populares, com o surgimento de algumas “startups”.

A palavra significa uma empresa que busca um crescimento em cima de mercados ainda não consolidados ou de novas tecnologias.

De modo geral, são empresas que surgem para atuar no ramo da saúde e buscar fornecer para a população o seu acesso e dignidade.

No presente caso, as consultas e exames não sairão de graça como ocorre no SUS, no entanto, o paciente vai ter acesso a preços mais acessíveis.

Ainda, as clínicas possuem a opção de parcelar a dívida, o que torna o acesso ainda mais fácil para se realizar o necessário.

Contudo, as clínicas populares auxiliam de modo eficaz em procedimentos como consultas e exames, mas para situações mais graves não.

Ou seja, se for necessário uma cirurgia ou casos de urgência, pode ser que não seja a melhor opção.

Cartões de desconto em consultas e exames

Uma das maiores opções para quem não possui um plano de saúde é aderir aos cartões de desconto, que funcionam da seguinte forma:

  • Você paga um valor para a empresa: o valor pode ser uma taxa de adesão, cobrança de mensalidade ou anual.
  • A empresa então irá fornecer o desconto em consultas e exames previstos.

Portanto, o cartão neste caso funciona como um plano mais em conta, no qual você ainda terá que pagar os procedimentos realizados, porém, com desconto.

É uma importante dica na questão de conseguir desconto pois pode se utilizar nos casos mais necessários e que não se pode pagar um plano particular.

Desse modo, continuará tendo o acesso à saúde de forma mais acessível e rápida, diferentemente do plano particular e do SUS.

Contudo, em casos mais complicados como cirurgias, pode não ser tão vantajoso, devido à participação no valor.

Pré-pagos para se ter desconto em consultas e exames

O cartão de saúde pré-pago é um eficiente meio de desconto em consultas e exames, isso porque o mesmo funciona como um plano de celular.

Ou seja, é um cartão que você pode carregar para poder utilizar, sendo as opções:

  • Crédito para recarregar
  • Pacote para pagar mensalmente

De qualquer modo, o cartão surgiu para atender aos casos das pessoas que não possuem condições de manter um plano particular e nem de esperar pela fila do SUS.

Isso acontece devido o cartão por meio do crédito ser recarregado de acordo com a disponibilidade do paciente, sem ficar sujeito a um valor alto fixo por mês.

Portanto, o paciente vai utilizar quando for necessário e na medida que tiver o dinheiro disponível para o cartão.

Conclusão

Em suma, aguardar pelo SUS muitas vezes não é uma opção, devido uma demora até mesmo nas consultas e exames.

No entanto, muitas vezes também não é uma opção pagar uma plano de saúde particular e fixo por mês, já que a maioria da população não possui condições financeiras para isso.

Desse modo, os meios que disponibilizam desconto em consultas e exames vêm crescendo e garantindo que todos tenham o seu acesso importante à saúde.