Saúde bucal: como escolher o dentista ideal para você?
Uma das melhores maneiras de escolher um dentista é pedir recomendações a amigos e familiares de confiança.
A maior parte dos pacientes odontológicos conversam com colegas de trabalho e pessoas próximas para obter conselhos quando procuram um dentista. Essas pessoas podem dar a você suas opiniões imparciais e responder às suas perguntas com honestidade.
Porém, temos algumas dicas que poderão ajudar você nesse momento, veja. Continue lendo e entenda qual dentista é o mais indicado para você e como procurar o profissional perfeito.
Que tipo de dentista você precisa?
Em geral, existem sete tipos de dentistas, conheça cada um para saber qual é o ideal para o seu caso:
- Os dentistas gerais fornecem limpezas dentais regulares e exames dentários de rotina. Seu dentista geral também irá encaminhá-lo para outros tipos de dentistas se você precisar de serviços e procedimentos que eles não estão qualificados para fornecer. A odontologia geral é um dos tipos mais comuns de odontologia.
- Os pedodontistas ou odontopediatras são especializados em atendimento e tratamento odontológico para crianças e jovens.
- Os ortodontistas são especializados no alinhamento dos dentes e mandíbula, usando fios, aparelhos, retentores e outros dispositivos.
- Os periodontistas ajudam a tratar e reparar doenças e problemas gengivais. Enquanto um dentista generalista irá apoiar a prevenção de doenças gengivais, um periodontista fornecerá tratamento para tecido danificado por doença gengival progressiva.
- Endodontistas lidam especificamente com problemas que afetam o nervo de um dente. Eles são qualificados para realizar canais radiculares que são necessários quando há cárie ao redor do nervo do dente.
- Patologistas e cirurgiões orais são especializados no tratamento de doenças bucais dos dentes e da mandíbula. Eles são treinados para realizar cirurgias e podem trabalhar em estreita colaboração com especialistas em ouvido, nariz e garganta (ENTs).
- Os protesistas reparam os dentes e os ossos da mandíbula. Eles fornecem odontologia estética ou tratamentos para melhorar a aparência dos dentes, como clareamento e folheados. Eles também colocam dentaduras, coroas e pontes em pessoas.
4 dicas para escolher o dentista ideal para seu caso
Agora que você sabe qual o dentista ideal para o tratamento do seu caso, veja o que levar em consideração na hora de escolher o profissional para iniciar os procedimentos.
- Obtenha referências
Comece criando uma lista de dentistas em potencial. Para fazer isso, peça recomendações a familiares, amigos e outros profissionais de saúde. Reserve um tempo para pesquisar as credenciais e a experiência dos dentistas em Healthgrades.com.
Ao restringir sua lista, ligue para o consultório de cada dentista e peça uma consulta para conhecer e entrevistar o dentista
Outra coisa a se considerar na hora de ver referências é a experiência profissional. Quanto mais experiência um dentista tiver com uma condição ou procedimento, melhores serão os resultados.
Pergunte quantos pacientes com sua condição específica o dentista tratou. Se você sofre de ansiedade dentária, pergunte ao dentista sobre as abordagens bem-sucedidas que ele usou com outros pacientes ansiosos.
Se você sabe que precisa de um procedimento específico, pergunte quantos procedimentos o dentista realizou e descubra as taxas de complicações – complicações que o dentista encontrou, bem como seu próprio risco de complicações.
A certificação do conselho também é um dos fatores mais importantes a se considerar ao escolher um dentista.
Ela comprova que o dentista possui a formação, competências e experiência necessárias para prestar cuidados de saúde em odontologia geral.
Confirme também que o dentista não tem histórico de ações judiciais por negligência ou ações disciplinares.
Você pode encontrar a escola de medicina do dentista, o hospital de treinamento, as certificações e o histórico de negligência e disciplina em Healthgrades.com e nos sites estaduais.
- Leia avaliações de pacientes
Ler o que outras pessoas têm a dizer sobre um dentista pode fornecer informações sobre como um dentista pratica odontologia geral, bem como como seu consultório é operado.
Avaliações de pacientes geralmente refletem a experiência das pessoas com o agendamento de consultas, tempos de espera, ambiente de escritório e simpatia da equipe de escritório.
Você pode saber até que ponto os pacientes confiam no dentista, quanto tempo ele ou ela passa com seus pacientes e como ele responde bem às perguntas.
- Saiba o que o seu seguro cobre
A sua cobertura de seguro dentário é uma questão prática. Para receber o máximo de benefícios de seguro odontológico e pagar o mínimo pelo seu atendimento, pode ser necessário escolher um dentista que participe de seu plano.
Você ainda deve considerar as credenciais, a experiência, os resultados e a qualidade do hospital ao selecionar um dentista de seu plano.
- Opte por um tratamento completo
Alguns dentistas trabalham com uma única especialidade e pode ter um tratamento limitado. Se seu tratamento vai precisar passar por mais de um tipo de profissional, uma dica é optar por dentistas que atendem em consultórios compartilhados.
Dessa forma, você não precisará pesquisar por novos profissionais a todo tempo, basta ir na recepção e pedir para agendar o atendimento com o especialista que atende naquela unidade. Geralmente, todos têm a mesma qualidade nos serviços.