Take a fresh look at your lifestyle.

O que são as bolinhas com mau cheiro que aparecem em nossa garganta

0 11
Avalie esse post

De vez em quando aparecem umas bolinhas esbranquiçadas em nossa garganta e que causam mau cheiro. Não são placas de pus, mas são bolinhas pastosas e que cheiram de uma forma desagradável. Elas se formam nas amígdalas e são desprezadas ao tossimos.

As bolinhas que expelimos ao tossir são conhecidas por caseum, cáseos amigdalianos e tonsilólitos. Elas não precisam de tanta preocupação, pois não é algo grave. Elas são acúmulos de alimentos, tecidos e até bactérias nas reentrâncias das amígdalas, no entanto, é algo benigno.

Mas, porque elas surgem em nossa garganta?

Por que as bolinhas que causam mau cheiro aparecem em nossa garganta?

Nossas amígdalas nada mais são do que um aglomerado do tecido linfático, as quais agem quando são inalados ou engolidos alguns agentes causadores de doenças virais que afetam o sistema imunológico. A estrutura das amígdalas é uma barreira de proteção contra partículas que podem viajar pelo nosso sistema respiratório e se alojar no pulmão, causando sérias complicações.

Com o tempo, os fragmentos que tiveram o acesso bloqueado se alojam junto com bactérias e células mortas nas cavidades de nossas amígdalas. Quando o organismo envia as células de defesa para atacar os corpos estranhos, após terminarem seu trabalho, o que resta no local são as bolinhas esbranquiçadas e com mau cheiro.

Na maior parte das vezes, por mais estranho que seja, acabamos por engolir esse “restinho de perdedores da batalha”. Mas, os resíduos que se alojam na reentrância da amígdala acabam tendo um aumento em seu tamanho e vira as famosas bolinhas que expelimos ao tossir.

Bolinhas de mau cheiro indesejáveis na garganta

Essas bolinhas aparecem comumente em crianças e até adolescentes, porém, podem aparecer em adultos. A presença das mesmas nas amígdalas causa os mesmos sintomas

que o mau-hálito, ou seja, irritações e vermelhidão.

Há prevenção para os Cáseos?

Infelizmente, não há o que fazer, porém, podemos ter hábitos de higiene bucal regulares, ou seja, sempre escovar os dentes depois de uma refeição, usar o fio dental todos os dias, além do limpador de língua e enxaguante bucal.

Como mencionado anteriormente, essas bolinhas são eliminadas através da tosse ou espirro. Mas, há como remover usando cotonete ou escova de dentes, além disso, o enxaguante bucal pode ser amigo nessas horas, pois o gargarejo ajuda a expelir a bolinha. Lembre-se de diluí-lo em água.

Deixe o seu comentário