Take a fresh look at your lifestyle.

8 Alimentos que são aliados da boa saúde

0 33
Avalie esse post

É crescente o número de pessoas que estão escolhendo um estilo de vida saudável e mais responsável. Mas, para isso, é preciso incluir alimentos que são aliados da boa saúde na dieta e praticar exercícios físicos.

Nesse contexto, cresce a demanda e a preferência por propostas saudáveis, de origem natural e em harmonia com o meio ambiente: hoje podemos acessar uma ampla gama de opções que incluem ingredientes naturais, orgânicos, livres de aditivos químicos, sustentáveis, de qualidade e não invasivos.

Confiram neste artigo os 8 alimentos que são aliados da boa saúde.

Quinoa

Este alimento nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro, fósforo e magnésio, beneficiam o sistema circulatório e reduz os níveis de colesterol ruim. Melhora a digestão, além disso, seu consumo ajuda a manter uma boa saúde no trânsito intestinal, prevenindo a constipação e doenças como o câncer de cólon.

Não contém glúten, por isso é ideal para pessoas com doença celíaca. Além de regular os níveis de açúcar no sangue, reduz a pressão arterial, entre outros benefícios. Pode ser usados em receitas de todos os tipos, em saladas, hambúrgueres, empanados, etc.

Sementes de gergelim

São uma excelente fonte de vitaminas A e E, do grupo B, e minerais, tais como o manganês, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, selênio, além manter forte o sistema imunológico e ossos.

O gergelim ajuda a fortalecer o coração e o sistema nervoso. Eles têm ácidos graxos essenciais como ômega-3 e ômega-6 essencial para o bom funcionamento do organismo. Ainda fornecem fibras que ajudam a manter uma boa saúde intestinal.

A ingestão desse alimento ajuda a manter os níveis baixos de colesterol, prevenir a hipertensão arterial, melhora os problemas de anemia, constipação, sintomas da menopausa, depressão, entre outros. Na cozinha, eles podem ser usados na torrada no café da manhã, em saladas ou para enriquecer outros alimentos.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas escuras têm altos benefícios nutricionais. Uma vez que possuem antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo, ferro e zinco; são ricos em vitaminas B, C e contêm grandes quantidades de vitamina E.

Fortalece o sistema imunológico, é benéfico para os olhos, distúrbios hepáticos e renais, alergias, insônia e diabetes.

Elas podem ser consumidas como frutas secas, ou adicionados ao iogurte, cereais, saladas, smoothies de frutas, etc.

Cúrcuma

Tem múltiplos benefícios para a nossa saúde. Melhora a digestão, tem efeito protetor e de limpeza para o fígado, reduz o nível de colesterol, a acidez e o inchaço. Tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e anti-sépticas. Reduz a dor nas articulações, cólicas menstruais, alivia a dor da artrite.

Podemos usá-lo em muitas receitas, como saladas, molhos, sopas, carnes ou peixes.

Óleo de Coentro

Tem propriedades que atuam em problemas digestivos e estomacais. Sendo uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais, facilita o bom funcionamento do sistema nervoso, fortalece os ossos, é útil para pessoas que sofrem de bronquite e asma.

Alivia a dor nervosa, articular e muscular. É anti-reumático, antiespasmódico, bactericida, depurativo, revitalizante e estimulante. Pode ser usado em saladas, sopas, carnes, peixes, guisados, etc.

Azeite extra-virgem

Entre seus muitos benefícios, ajuda a reduzir o colesterol ruim. É rico em antioxidantes, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Tem nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e também reduz o risco de doença coronariana. É o mais adequado para cozinhar em altas temperaturas e é usado em comidas salteadas, carnes, peixes, saladas, ensopados, massas ou frituras.

Óleo de coco

É um óleo de origem vegetal rico em gorduras saturadas que tem benefícios infinitos para a saúde. Ele fornece uma fonte imediata de energia. Ajuda a ter um sistema imunológico saudável.

Tem propriedades antioxidantes e reguladores do metabolismo. Influencia a perda de peso, previne doenças cardiovasculares e suporta o bom funcionamento da glândula tireóide. Ser rico em ácido láurico é um antiviral eficaz, antifúngico e antibacteriano e tem qualidades calmantes. Ao contrário de outros óleos, ele não perde suas propriedades quando aquecido, por isso representa uma alternativa muito saudável.

Leguminosas

Todas as variedades de leguminosas são uma fonte fundamental de proteínas vegetais, aminoácidos, hidratos e outros nutrientes essenciais que os tornam um alimento muito completo.

Eles são ricos em vitamina B e alguns minerais como ferro, magnésio, cálcio e zinco. Outra vantagem é o alto teor de fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor.

Sua ingestão reduz o tecido adiposo, colesterol, pressão arterial e tem um efeito positivo sobre os triglicerídeos. Ao ingeri-los pode ajudar a perder peso, porque eles fornecem grande saciedade. Eles são baratos, e por seu valor nutricional podem ser usados ​​para uma dieta saudável e versátil com legumes, carnes, laticínios, cereais, saladas, refogados, purês, guisados, etc.

Deixe o seu comentário